• In√≠cio
  • Blog - Sa√ļde e Bem-Estar | Linhahum
  • Como aumentar a imunidade de idosos? Passo a passo pr√°tico
  • Como aumentar a imunidade de idosos? Nutrientes e rotina

    Muitas vezes, relacionamos a terceira idade com a queda da qualidade de vida. Afinal, o corpo e a mente est√£o em constante processo de envelhecimento, o que pode afetar muitos sistemas, como o imunol√≥gico, deixando o corpo mais sens√≠vel para o surgimento de gripes e resfriados. Por isso, √© necess√°rio entender como aumentar a imunidade de idosos, garantindo, assim, mais sa√ļde e bem-estar.

    A preocupa√ß√£o com o sistema imunol√≥gico do idoso ganhou ainda mais relev√Ęncia com o aumento da expectativa de vida da popula√ß√£o mundial. Essa tend√™ncia tamb√©m reflete a realidade do Brasil, onde a taxa de brasileiros na terceira idade cresce a cada ano.

    Por isso, neste texto, vamos explicar como aumentar a imunidade de idosos de maneira natural, entraremos em detalhes sobre qual √© a import√Ęncia da sa√ļde do idoso e se existe vitamina para imunidade que ajude a melhorar o bem-estar e proteger quem chegou na ‚Äúmelhor idade‚ÄĚ. Convidamos voc√™ a continuar com a gente e fazer uma √≥tima leitura!

    Aumento da expectativa de vida do brasileiro: o novo normal

    Você sabia que a expectativa de vida do brasileiro aumentou de 45,5 anos em 1940 para 75,5 anos em 2022? Isso representa 30 anos a mais em menos de um século. Esse dado foi coletado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que acompanhou a evolução da terceira idade. Confira no gráfico abaixo:

    tabela-expectativa-de-vida-brasil

    Esse dado explica o crescimento exponencial de pesquisas e artigos cient√≠ficos sobre a sa√ļde e o bem-estar do idoso1. Afinal, com o envelhecimento da popula√ß√£o, √© necess√°rio descobrir medidas para aumentar a qualidade de vida na terceira idade.

    Como funciona o sistema imunológico do idoso? Por que

    Hoje em dia, sabe-se que o sistema imunológico também envelhece. Estima-se que a função imune de uma pessoa começa a mudar a partir dos 60 anos, idade na qual entramos na terceira idade segundo o Estatuto da Pessoa Idosa.

    Mas o que muda exatamente? Afinal, estamos falando sobre o mesmo corpo, não é mesmo? Bem, existem alguns fatores que podem diminuir a imunidade do idoso, que acontecem por conta do passar dos anos e pela mudança de rotina. Listamos algumas abaixo:

    Mudanças fisiológicas: o envelhecimento do timo

    Voc√™ sabe o que √© timo? Timo √© uma gl√Ęndula que fica bem no meio do seu peito, entre os pulm√Ķes, e tem como principal fun√ß√£o a produ√ß√£o de c√©lulas de defesa do nosso sistema imunol√≥gico2.

    O timo começa a se desenvolver desde o momento em que o feto começa a crescer dentro da barriga da mãe. Entretanto, ele chega no ápice do seu tamanho e peso na puberdade, podendo pesar até 40g2.

    Entretanto, como dizem os jovens: ‚Äúdaqui para frente √© s√≥ para tr√°s‚ÄĚ. Porque na fase adulta, o timo come√ßa a perder volume. H√° registros que, quando chegamos na terceira idade, a gl√Ęndula pode pesar apenas 5g2.

    Esse ‚Äúretrocesso‚ÄĚ do timo pode causar alguns problemas para o sistema imunol√≥gico do idoso, j√° que ele √© respons√°vel pela produ√ß√£o dos linf√≥citos T, uma das principais c√©lulas de defesa do organismo. Elas s√£o respons√°veis por reconhecer e eliminar todos os ‚Äúinvasores‚ÄĚ do corpo, fun√ß√£o que fica desfavorecida com a involu√ß√£o do timo2.

    Desnutrição: a terceira idade e a falta de apetite

    Você já deve ter notado que pessoas mais velhas não costumam encher o prato de comida. De acordo com estudos, a mudança da rotina e do funcionamento do sistema digestivo são alguns dos fatores que levam a uma maior perda de apetite dos idosos3.

    Neste cenário, pessoas na terceira idade podem enfrentar casos de desnutrição, onde há falta de vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do corpo. O zinco, a vitamina D e a vitamina C, por exemplo, são fundamentais quando falamos sobre a imunidade3 4.

    Sedentarismo: a falta de movimentação na melhor idade

    Outro fator que pode enfraquecer o sistema imunol√≥gico do idoso e, consequentemente, aumentar os os sintomas de baixa imunidade, √© o sedentarismo. Com o passar dos anos, a falta de movimenta√ß√£o pode causar alguns problemas de sa√ļde, como obesidade e, principalmente, sarcopenia, que diminui a massa magra, causando fraqueza e poss√≠veis comorbidades.

    Como aumentar a imunidade de idosos? Dicas pr√°ticas

    Se voc√™ deseja entender como melhorar a imunidade de pessoas mais velhas, parta do princ√≠pio de manter todas as suas vacinas em dia, se alimentar de maneira balanceada e nutritiva, praticar atividades f√≠sicas e cuidar da sa√ļde mental4 5. Com esse passo a passo, o idoso pode garantir uma vida com muito bem-estar!

    Agora, antes de explicar como combater os sintomas da baixa imunidade, você sabia que o envelhecimento do sistema imunológico tem um nome científico? Se prepare para o palavrão: imunosenescência. Mas, sem mais delongas, vamos conferir como melhorar a imunidade das pessoas idosas:

    Vacine-se e fortaleça o seu sistema imunológico

    Algo muito interessante acontece no sistema imune dos idosos: o n√ļmero de c√©lulas efetoras, que est√£o preparadas para combater invasores conhecidos, aumenta. Entretanto, h√° uma queda gigantesca na quantidade de c√©lulas naives (ing√™nuas, em portugu√™s), que s√£o aquelas preparadas para enfrentar novos ‚Äúvil√Ķes‚ÄĚ do corpo4.

    Por isso, é muito importante que o idoso mantenha a carteira de vacinação sempre em dia. Inclusive, é essencial que ele tome a vacina contra a gripe todos os anos, já que ela combate diversas cepas do vírus4.

    Cuide do seu psicológico

    Muito se fala sobre qual √© a import√Ęncia da sa√ļde do idoso, mas se d√° pouca import√Ęncia para a sa√ļde mental da pessoa na terceira idade, j√° que o bem-estar do corpo e da mente est√£o conectados. Segundo estudos, idosos submetidos a estresse ou depress√£o est√£o mais sujeitos a contrair infec√ß√Ķes e ao surgimento de doen√ßas autoimunes e tumores4.

    Por isso, al√©m das visitas de rotina, √© muito importante que o idoso mantenha um acompanhamento psicol√≥gico e, se necess√°rio, psiqui√°trico. Assim, √© poss√≠vel cuidar da sa√ļde da mente - assim como a do corpo.

    Pratique atividades físicas regularmente

    Estudos indicam que idosos que praticam atividades físicas com frequência apresentam algumas taxas de células de defesa semelhantes às quantidades presentes no organismo de adultos4 5.

    Por isso, procure a ajuda de um profissional de educação física. Ele pode aconselhar quais são os principais exercícios recomendados para a sua idade. E não podemos esquecer que, além de ajudar o sistema imunológico, as atividades físicas também aumentam a capacidade cardiorespiratória, a massa muscular e a densidade dos ossos4 5.

    Alimente-se balanceadamente

    Al√©m das atividades f√≠sicas, √© importante prestar uma aten√ß√£o redobrada na alimenta√ß√£o. Afinal, o idoso necessita de um card√°pio que seja nutritivo e garanta o consumo di√°rio de vitaminas e minerais essenciais para a sua sa√ļde. Para isso, voc√™ pode contar com a ajuda de uma nutricionista especializada em pacientes geri√°tricos.

    Vitamina para imunidade: conte com a Linhahum

    Ao longo deste texto, mostramos um passo a passo didático de como aumentar a imunidade de idosos. Mas sabemos que a prática é mais complicada do que a teoria. Por isso, vamos apresentar para você os suplementos de imunidade da Linhahum.

    A Linhahum é uma marca que busca nutrir seu corpo, mente e alma em todas as fases da sua vida. Em nosso vasto portfólio, contemos vitaminas para imunidade que podem servir como um auxílio para idosos com problemas com o sistema imune.

    O Defense, por exemplo, √© um suplemento alimentar enriquecido com betaglucano de levedura Wellmune¬ģ, lactoferrina, vitamina B12 e vitamina C. Seu consumo √© recomendado de seis em seis meses.

    Voc√™ tamb√©m pode contar com o ImunoPro, um suplemento em c√°psulas com vitamina C, D, zinco e extrato de pr√≥polis verde. Seu consumo √© di√°rio e ele possui uma poderosa a√ß√£o antibacteriana, antif√ļngica e antioxidante.

    Conheça nossos produtos e faça parte da família Linhahum!

    Produtos Ver todos
    Compartilhar

    Deixe um coment√°rio

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.