• In√≠cio
  • Blog - Sa√ļde e Bem-Estar | Linhahum
  • Como tomar suplemento alimentar? Descubra aqui as diferen√ßas
  • Como tomar suplemento alimentar? Da c√°psula ao shake

    Você já deve ter visto uma grande variedade de suplementos alimentares, como em pó, em cápsulas gel, em gotas e até algumas variedades orodispersíveis. Entretanto, você sabia que existem diferenças entre o modo de consumi-las? Então, como tomar suplemento alimentar do jeito certo?

    Bem, isso varia bastante. Para responder essa pergunta, é preciso conhecer qual é o tipo do suplemento, qual a sua função e a sua formulação. Todos esses detalhes impactam na eficácia do complemento nutricional em seu organismo.

    Por isso, ao longo deste artigo, vamos debater sobre como tomar suplemento em pó, em cápsula e também como tomar suplemento para ganhar massa muscular. Além disso, aqui, você encontra outras perguntas frequentes sobre o assunto. Então, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

    O que é suplemento alimentar?

    Suplemento alimentar é um complemento nutricional para pessoas que desejam compensar uma possível falta de nutrientes. Isso significa que esse produto é uma maneira de proporcionar doses de macronutrientes, como proteínas, lipídeos e carboidratos, e micronutrientes, como vitaminas e minerais, para o organismo1.

    Os suplementos alimentares podem ser vendidos em diversas apresenta√ß√Ķes, como em c√°psulas, em gotas e em p√≥. Hoje em dia, √© poss√≠vel encontrar alguns produtos orodispers√≠veis, ou seja, que se dissolvem na l√≠ngua e n√£o for√ßam a degluti√ß√£o.

    Para que serve suplemento alimentar?

    O suplemento alimentar serve para compensar a falta de nutrientes do seu organismo. A grande maioria dos nutrientes não é produzida pelo corpo humano, então é necessário consumi-los por meio da alimentação, que muitas vezes pode ser deficitária.

    Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade de São Paulo (USP) revelou que 99% da população possui baixas quantidades de vitaminas em seu corpo. Outro dado alarmante é que quase 50% dos brasileiros encontram-se acima do peso, condição que prejudica a absorção de alguns nutrientes1.

     

    Diante este cen√°rio, os suplementos alimentares podem funcionar como um complemento para manter o bom funcionamento do corpo humano. Afinal de contas, os nutrientes s√£o os verdadeiros ‚Äúcombust√≠veis‚ÄĚ dos sistemas do nosso organismo.

    Quem pode tomar suplemento alimentar?

    Todo mundo pode tomar suplemento alimentar. Por n√£o serem medicamentos, esses produtos n√£o possuem contraindica√ß√£o, mas esse fato n√£o dispensa a prescri√ß√£o de um m√©dico ou nutricionista. Esses produtos, por exemplo, possuem indica√ß√Ķes de faixa et√°ria, que devem ser respeitadas.

    Afinal, estamos falando de nutrientes que s√£o essenciais para o corpo humano, mas que em excesso podem causar alguns problemas de sa√ļde. Por isso, √© necess√°rio consumi-los com aten√ß√£o.

    Muitos nutrientes, quando consumidos exageradamente, podem ser liberados na urina, formando o famoso ‚Äúxixi rico‚ÄĚ. Por outro lado, outras subst√Ęncias, como as vitaminas lipossol√ļveis, que ficam armazenadas nas c√©lulas de gordura do corpo, podem causar uma intoxica√ß√£o quando ingeridas em excesso.

    Como tomar suplemento alimentar?

    Para tomar o seu suplemento alimentar, voc√™ precisa levar em considera√ß√£o a sua composi√ß√£o (ou seja, seus ingredientes), sua apresenta√ß√£o e a sua finalidade. Com essas tr√™s informa√ß√Ķes, voc√™ consegue estabelecer a maneira certa de ingerir o seu complemento nutricional.

    Vamos entender um pouco mais a diferença entre os pontos listados acima? Vamos nessa:

    Pela finalidade do suplemento alimentar

    Uma das dicas de como tomar suplemento alimentar esbarra na finalidade do produto. Afinal, os efeitos de alguns produtos s√£o destinados ou s√£o potencializados por algum momento exato do dia.

    O suplemento de Melatonina & Triptofano, por exemplo, deve ser ingerido √† noite, um pouco antes de dormir. Isso porque a melatonina √© um horm√īnio que age diretamente no hipot√°lamo, regi√£o do c√©rebro onde est√£o as c√©lulas que atuam no sono2.

    Além disso, também há indícios que a melatonina diminui a temperatura do corpo, o que prepara o organismo para entrar na posição de descanso. E como ela é muito influenciada pela luminosidade, é necessário consumi-la na hora de dormir, quando diminuímos os estímulos visuais, como as luzes da TV e do celular2.

    Outro fato muito interessante neste suplemento √© a presen√ßa do triptofano, um amino√°cido que atua na s√≠ntese da serotonina, conhecido como ‚Äúneurotransmissor da felicidade‚ÄĚ. A sua suplementa√ß√£o √† noite pode ajudar na disposi√ß√£o e na sensa√ß√£o de bem-estar no dia seguinte3.

    √Č nessa categoria que entram os casos de como tomar suplemento para ganhar massa muscular. Algumas pesquisas mostram que tomar suplementos de prote√≠na, como o Protina Whey, como p√≥s-treino ajuda na recupera√ß√£o dos m√ļsculos, j√° que diminui os n√≠veis de subst√Ęncias que podem causar les√Ķes4.

    De acordo com os ingredientes do suplemento alimentar

    Muitos suplementos alimentares, principalmente os multivitamínicos minerais, possuem uma vasta lista de ingredientes. Por isso, antes de consumir o seu complemento nutricional, é muito interessante analisar a composição do produto e entender como isso pode potencializar as suas benfeitorias.

    Vamos exemplificar: o ImunoPro é um suplemento voltado para ajudar o bom funcionamento da imunidade. Por isso, ele conta com diversos nutrientes aliados do sistema imunológico, como as vitaminas C, D e E.

    Por isso, o consumo desse suplemento não é recomendado perto da ingestão de café. Isso acontece porque a cafeína pode atrapalhar a absorção de muitas vitaminas e minerais, incluindo a vitamina C, D e o cálcio5.

    Outro ponto muito interessante √© prestar aten√ß√£o se o suplemento conta com ingredientes com caracter√≠sticas oleosas, como √≥leo de peixe e √≥leo de f√≠gado de bacalhau, que √© rico em vitamina D. Estudos comprovam que a ingest√£o desses suplementos durante as refei√ß√Ķes aumenta a absor√ß√£o dos nutrientes6.

    De acordo com a apresentação do suplemento alimentar

    Por √ļltimo, mas n√£o menos importante, deve-se ter em mente o tipo de suplemento. Afinal de contas, existem diversos modos de apresenta√ß√£o no mercado, como em c√°psulas, em gotas, em p√≥ e em comprimidos.

    Por isso, vamos entender como ingerir as principais apresenta√ß√Ķes dos suplementos. Confira:

    Como tomar suplemento em pó

    Os suplementos em pó são muito conhecidos por democratizar o acesso aos complementos nutricionais. Afinal, algumas pessoas possuem dificuldade em deglutir cápsulas muito grandes.

    E o principal benefício dos suplementos em pó é a facilidade de adicioná-los em receitas. Caso ele não tenha gosto, como o Pleno+, o complemento pode ser adicionado em sopas, sucos, caldos, chás e outras bebidas.

    Porém, sempre vale lembrar que alguns produtos não podem ser levados ao fogo. Por isso, é importante adicioná-los depois de finalizar a etapa de preparo!

    Como tomar suplemento em c√°psulas

    O primeiro passo para tomar suplementos em cápsulas é analisar os pontos anteriores. Depois de verificar se o produto pode ser consumido em qualquer horário e conhecer seus ingredientes, é só ingeri-lo com a ajuda de um copo de água!

    Encontre o seu suplemento alimentar na Linhahum

    Agora que voc√™ j√° sabe como tomar suplemento alimentar de maneira correta, est√° na hora de encontrar esses complementos nutricionais. Afinal de contas, a sa√ļde do seu corpo e da sua mente necessita de nutrientes!

    Na Linhahum, você encontra uma vasta linha de suplementos alimentares, que englobam desde produtos clínicos, de bem-estar, funcional e performance. Desse jeito, você encontra os principais nutrientes para o seu dia a dia.

    Confira nossos produtos!

    Produtos Ver todos
    Compartilhar

    Deixe um coment√°rio

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.